Transporte de contêiner: conheça a modalidade

O transporte de contêiner é uma modalidade logística comum no escoamento de cargas em portos para a importação ou exportação. No entanto, exige especialização. Tanto navios quanto caminhões devem ser adequados para levar as mercadorias por mar ou terra.

Além dos modais, há de se considerar a importância da documentação nesse tipo de movimentação. As regras são específicas e seguem normas vigentes em cada país. Neste blog, conheça detalhes do transporte e descubra se é o melhor para a sua empresa. 

A história do transporte de contêiner

Antes, o transporte de cargas em portos acontecia assim: os produtos eram levados até o porto, guardados em armazéns e depois iam para os navios. Sem padronização ou controle, resultando em perda de tempo e dinheiro. Mas tudo mudou com o transporte de contêiner.

A produção de bens de consumo aumentou e impossibilitou manter esse modelo antigo. Assim, Malcom McLean criou o primeiro contêiner da história. Dessa forma, a inovação foi sendo adaptada ao longo dos anos, conforme as necessidades do mercado logístico.

Para os especialistas, a invenção acelerou a globalização, inclusive. Atualmente, esse equipamento versátil feito em aço ou alumínio é usado no transporte de cargas secas. Outro modelo, com diferentes características, permite levar produtos refrigerados.

Aliás, os principais modelos de contêiner disponíveis hoje são:

  • Dry box – cargas genéricas;
  • Reefer – cargas refrigeradas e afins;
  • Dry high cube – cargas com alto volume e baixo peso;
  • Dry Granel  – cargas a granel, como grãos;
  • Flat Rack  – transporte de veículos, maquinários e cargas superdimensionadas;
  • Open top – cargas que excedem a altura do container.

Agora, quando o navio chega ao porto, as cargas seguem processos padronizados. Outro cenário que mudou também é que agora os modelos de caminhões são aliados aos contêineres, possibilitando mais agilidade, segurança e padronização na atividade.  

As especificidades na logística dos contêineres

Esse tipo de estrutura metálica é adequada aos navios. No entanto, o transporte deve ser adaptado, o que acontece com os cargueiros, também chamados de navios contentores. São eles que podem transportar esse grande volume com a máxima segurança.

Já na atividade de carga e descarga, o uso de equipamentos se faz necessário. Por exemplo, o porta-contêineres e o guindaste. Assim, esse fato ajuda a entender que não são todos os portos que têm estrutura recomendada para este tipo de atividade.

Para referência teórica, saiba que o Porto de Santos, no estado de São Paulo, é o maior no transporte de contêiner da América Latina. E em Hong Kong, na China, temos os maiores terminais desses modelos do mundo.  

As vantagens do transporte de contêiner

Vantagens do transporte de contêiner

As principais vantagens do transporte de contêiner têm a ver com a otimização da operação entre países. É uma opção que permite vários tipos de cargas, dos grãos aos produtos perigosos. Além disso, agiliza a atividade, padroniza o processo e traz mais segurança. Veja outros benefícios!

Menor tempo de liberação de mercadorias

De fato, há maior eficiência na operação de grande quantidade de carga. O que pode ser visto no ganho de agilidade dos trâmites durante a liberação de produtos, permitindo o desembaraço em outros terminais. Logo, o tempo de liberação das mercadorias é menor.

Menos custos de armazenagem e transporte

Os custos de armazenagem são reduzidos, também. O mesmo acontece no transporte, porque existem os favores fiscais exclusivos, que diminuem os gastos.

Mais versatilidade de cargas

Essa modalidade de transporte conta com vários tipos de estruturas, que atendem a todas as opções de carga. Assim, é uma solução para negócios que precisam importar ou exportar altos volumes de produtos de uma só vez.

Mais padronização no processo

A padronização é dada por resoluções, como a Lei 9.611/98, do Conselho Nacional de Trânsito. Traz regras sobre os veículos, as autorizações, as infrações e outros pontos. Por exemplo, menciona a obrigatoriedade da Autorização Especial de Trânsito (AET).

Mais segurança logística

Considere, ainda, a segurança: a estrutura é feita de material resistente e adequado ao material transportado. Portanto, reduz perdas e avarias. E contêineres são mais difíceis de serem roubados, então, os caminhões têm menos chances de assaltos.

Os principais riscos de transportar cargas em contêiner

Toda atividade logística é arriscada se não houver pessoas capacitadas para lidar em cada uma das fases. Especialmente em casos de imprevistos. O mesmo para os contêineres. Por isso, a experiência é um fator que conta muito nessa hora. 

Ao mesmo tempo, há procedimentos padrões que devem ser realizados com técnica para garantir segurança e o melhor aproveitamento do compartimento da carga. Isso otimiza custos, assim como torna a operação mais bem-sucedida em cada uma das fases.

Para se ter ideia, considere esse risco, causado pela falta de capacitação. Um dos pilares para evitar danos e avarias na movimentação é identificar o melhor tipo de amarração. Serve como um fator que mitiga falhas, inclusive, na fase do içamento das cargas. 

Qual o preço de um transporte de contêiner

A importação e exportação de cargas de grande volume têm características que as diferem de outras modalidades. A exemplo disso estão os custos do transporte de contêiner. Para fazer a conta, deve-se avaliar fatores orçamentários como:

  • O tipo e o peso da mercadoria,
  • O tipo e o tamanho do contêiner que será usado,
  • O trajeto e o tempo a serem percorridos,
  • O tipo de caminhão usado para a via terrestre e
  • A documentação necessária para transportar a carga.

Essas são informações essenciais para fazer a cotação de preços e criar uma proposta comercial. Para garantir o melhor custo-benefício e a eficiência no transporte, recomenda-se a parceria com empresas especialistas no transporte logístico internacional

A Windlog é essa parceira! Temos competência para atuar no transporte de contêineres e garantir a segurança do seu negócio com outros países. Inclusive, com expertise em documentos obrigatórios dos órgãos responsáveis.

Até mesmo porque a Lei 12.350 traz a obrigatoriedade do uso de raio X na inspeção de cargas e contêineres, feita pelos agentes da Receita Federal. E, dependendo do segmento de mercado, há outras organizações envolvidas no processo. Por exemplo:

  • A Anvisa para medicamentos e farmacêuticos, e
  • O Ministério da Agricultura para produtos agro.

O que exige cuidado e transparência em cada uma das etapas, como na carga, descarga, trânsito e documentação. Esse tipo de transporte pode ser o melhor para o seu objetivo, desde que executado de maneira segura e responsável.

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