O transporte de contêiner é uma modalidade logística comum no escoamento de cargas em portos para a importação ou exportação. No entanto, exige especialização. Tanto navios quanto caminhões devem ser adequados para levar as mercadorias por mar ou terra.
Além dos modais, há de se considerar a importância da documentação nesse tipo de movimentação. As regras são específicas e seguem normas vigentes em cada país. Neste blog, conheça detalhes do transporte e descubra se é o melhor para a sua empresa.
A história do transporte de contêiner
Antes, o transporte de cargas em portos acontecia assim: os produtos eram levados até o porto, guardados em armazéns e depois iam para os navios. Sem padronização ou controle, resultando em perda de tempo e dinheiro. Mas tudo mudou com o transporte de contêiner.
A produção de bens de consumo aumentou e impossibilitou manter esse modelo antigo. Assim, Malcom McLean criou o primeiro contêiner da história. Dessa forma, a inovação foi sendo adaptada ao longo dos anos, conforme as necessidades do mercado logístico.
Para os especialistas, a invenção acelerou a globalização, inclusive. Atualmente, esse equipamento versátil feito em aço ou alumínio é usado no transporte de cargas secas. Outro modelo, com diferentes características, permite levar produtos refrigerados.
Aliás, os principais modelos de contêiner disponíveis hoje são:
- Dry box – cargas genéricas;
- Reefer – cargas refrigeradas e afins;
- Dry high cube – cargas com alto volume e baixo peso;
- Dry Granel – cargas a granel, como grãos;
- Flat Rack – transporte de veículos, maquinários e cargas superdimensionadas;
- Open top – cargas que excedem a altura do container.
Agora, quando o navio chega ao porto, as cargas seguem processos padronizados. Outro cenário que mudou também é que agora os modelos de caminhões são aliados aos contêineres, possibilitando mais agilidade, segurança e padronização na atividade.
As especificidades na logística dos contêineres
Esse tipo de estrutura metálica é adequada aos navios. No entanto, o transporte deve ser adaptado, o que acontece com os cargueiros, também chamados de navios contentores. São eles que podem transportar esse grande volume com a máxima segurança.
Já na atividade de carga e descarga, o uso de equipamentos se faz necessário. Por exemplo, o porta-contêineres e o guindaste. Assim, esse fato ajuda a entender que não são todos os portos que têm estrutura recomendada para este tipo de atividade.
Para referência teórica, saiba que o Porto de Santos, no estado de São Paulo, é o maior no transporte de contêiner da América Latina. E em Hong Kong, na China, temos os maiores terminais desses modelos do mundo.
As vantagens do transporte de contêiner
As principais vantagens do transporte de contêiner têm a ver com a otimização da operação entre países. É uma opção que permite vários tipos de cargas, dos grãos aos produtos perigosos. Além disso, agiliza a atividade, padroniza o processo e traz mais segurança. Veja outros benefícios!
Menor tempo de liberação de mercadorias
De fato, há maior eficiência na operação de grande quantidade de carga. O que pode ser visto no ganho de agilidade dos trâmites durante a liberação de produtos, permitindo o desembaraço em outros terminais. Logo, o tempo de liberação das mercadorias é menor.
Menos custos de armazenagem e transporte
Os custos de armazenagem são reduzidos, também. O mesmo acontece no transporte, porque existem os favores fiscais exclusivos, que diminuem os gastos.
Mais versatilidade de cargas
Essa modalidade de transporte conta com vários tipos de estruturas, que atendem a todas as opções de carga. Assim, é uma solução para negócios que precisam importar ou exportar altos volumes de produtos de uma só vez.
Mais padronização no processo
A padronização é dada por resoluções, como a Lei 9.611/98, do Conselho Nacional de Trânsito. Traz regras sobre os veículos, as autorizações, as infrações e outros pontos. Por exemplo, menciona a obrigatoriedade da Autorização Especial de Trânsito (AET).
Mais segurança logística
Considere, ainda, a segurança: a estrutura é feita de material resistente e adequado ao material transportado. Portanto, reduz perdas e avarias. E contêineres são mais difíceis de serem roubados, então, os caminhões têm menos chances de assaltos.
Os principais riscos de transportar cargas em contêiner
Toda atividade logística é arriscada se não houver pessoas capacitadas para lidar em cada uma das fases. Especialmente em casos de imprevistos. O mesmo para os contêineres. Por isso, a experiência é um fator que conta muito nessa hora.
Ao mesmo tempo, há procedimentos padrões que devem ser realizados com técnica para garantir segurança e o melhor aproveitamento do compartimento da carga. Isso otimiza custos, assim como torna a operação mais bem-sucedida em cada uma das fases.
Para se ter ideia, considere esse risco, causado pela falta de capacitação. Um dos pilares para evitar danos e avarias na movimentação é identificar o melhor tipo de amarração. Serve como um fator que mitiga falhas, inclusive, na fase do içamento das cargas.
Qual o preço de um transporte de contêiner
A importação e exportação de cargas de grande volume têm características que as diferem de outras modalidades. A exemplo disso estão os custos do transporte de contêiner. Para fazer a conta, deve-se avaliar fatores orçamentários como:
- O tipo e o peso da mercadoria,
- O tipo e o tamanho do contêiner que será usado,
- O trajeto e o tempo a serem percorridos,
- O tipo de caminhão usado para a via terrestre e
- A documentação necessária para transportar a carga.
Essas são informações essenciais para fazer a cotação de preços e criar uma proposta comercial. Para garantir o melhor custo-benefício e a eficiência no transporte, recomenda-se a parceria com empresas especialistas no transporte logístico internacional
A Windlog é essa parceira! Temos competência para atuar no transporte de contêineres e garantir a segurança do seu negócio com outros países. Inclusive, com expertise em documentos obrigatórios dos órgãos responsáveis.
Até mesmo porque a Lei 12.350 traz a obrigatoriedade do uso de raio X na inspeção de cargas e contêineres, feita pelos agentes da Receita Federal. E, dependendo do segmento de mercado, há outras organizações envolvidas no processo. Por exemplo:
- A Anvisa para medicamentos e farmacêuticos, e
- O Ministério da Agricultura para produtos agro.
O que exige cuidado e transparência em cada uma das etapas, como na carga, descarga, trânsito e documentação. Esse tipo de transporte pode ser o melhor para o seu objetivo, desde que executado de maneira segura e responsável.
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