A Influência do Ano Novo Chinês 2020 na Logística Internacional

De acordo com o calendário Chinês, neste ano, entre os dias 24 e 30 de Janeiro, os Chineses e alguns países Asiáticos iniciam suas festividades para receber e celebrar a chegada do seu ano novo, em 2020, o ano do Rato.

Embora no Ocidente o Rato seja tratado como nada além de um portador e transmissor de doenças, este animal é visto de forma muito diferente em alguns países Asiáticos. No Oriente, o Rato é reverenciado por seu raciocínio rápido e sua capacidade de acumular e manter objetos de valor.  Este animal é considerado um símbolo de boa sorte e riqueza na China e Japão. A lição valiosa que podemos aprender com os Ratos é ter humildade e manter o aprendizado e rapidez sempre.

Durante o período do feriado Chinês, os operadores logísticos na China, Malásia, Indonésia, Coreia, Cingapura e Vietnam estarão fechados, motivo do qual, é recomendado que os bookings aéreos e marítimos sejam efetuados com antecedência mínima de 2 semanas ao feriado, com propósito de evitar corte de cargas devidos ao Overbooking.

Como informativo, e melhor compreensão, os Armadores usam termo operacional “Blank Sailing”, para informar o cancelamento de uma escala em porto especifico ou serviço englobando os demais portos da viagem do navio.

Os indicadores econômicos nacionais apontam crescimentos em todos os setores para 2020, resultando diretamente no aumento dos volumes de importação e exportação, podendo acarretar em atrasos operacionais nestes países e posteriormente a chegada no Brasil. Por estas razões, é necessário o planejamento logístico adequado, para minimizar possíveis consequências negativas, como por exemplo:

  • Imprevistos de transbordo, rolagens e cancelamentos de bookings;
  • Atrasos diversos;
  • Problemas operacionais, contratuais e legais.;
  • A não entrega das mercadorias nos prazos estipulados.
Faça a sua busca
Categorias

Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.