8 práticas para ter sucesso na gestão da logística internacional

Todas as empresas que cruzam fronteiras para enviar ou receber produtos precisam ter uma visão estratégica para vencer os desafios. Neste conteúdo, você vai descobrir o que é preciso para ter sucesso na gestão da logística internacional.

As boas práticas listadas abaixo são importantes para se destacar frente à concorrência a partir da evolução dos processos, do uso de inovações tecnológicas e da tomada de decisão focada em dados e números reais.

Portanto, se a sua atual função é a de lidar com as variações do mercado internacional, os imprevistos de embarques e as questões burocráticas em operações logísticas, saiba que este texto foi pensado em você.

E antes de citarmos as boas práticas, relembre o que é gestão da logística internacional e a importância do tema.

O que é a gestão da logística internacional

A gestão da logística internacional envolve processos que organizam e otimizam o fluxo de produtos de um país para outro. O principal objetivo é o de fazer com que as mercadorias cheguem em seus destinos da melhor forma, sem atrasos e/ou avarias.

Um dos desafios está no fato de que esse conceito internacional considera as questões alfandegárias e aduaneiras; que passa pelas legislações e regras vigentes no comércio exterior. Quem está por trás disso precisa garantir a eficiência logística em todas as etapas.

Então, pode ser que você tenha a seguinte pergunta: o que faz um profissional da logística internacional? Quando pensamos em um profissional com cargo de analista ou gestor, por exemplo, podemos considerar várias funções que vão ser fundamentais nas operações:

  • O planejamento logístico,
  • A padronização das operações,
  • A realização de transações comerciais,
  • A redução de custos,
  • A garantia da satisfação do cliente,
  • O bom relacionamento com fornecedores,
  • O alcance de metas estipuladas.

Esses são apenas exemplos de tudo o que o profissional de logística internacional pode fazer em uma companhia – de pequeno até de grande porte. E para chegar nos resultados de forma positiva, temos uma dica: praticar as ações que levam a uma gestão de sucesso – as quais você vai conhecer abaixo.

As melhores práticas da gestão da logística internacional

A logística é uma área inteiramente ligada à estratégia de vendas de uma empresa; o que quer dizer que o sucesso dela também indica o sucesso das atividades internacionais. As boas práticas abaixo permitem levar a sua empresa a esse patamar, do sucesso internacional.

1 – Conhecer muito bem o mercado de atuação

Nos últimos anos foi possível notar que nem sempre dá para prever a demanda ou os desafios que serão enfrentados pela logística mundial. Se no comércio doméstico esse feito já é complicado, imagine só quando as transações envolvem países.

Por isso, um estudo prévio avalia os mercados e as suas expectativas, de modo a entender como as imprevisibilidades podem acontecer. Um bom direcionamento é se manter atualizado sobre as regulamentações internacionais, especialmente, requisitos e procedimentos.

2 – Escolher o melhor modal de transporte

Aéreo, marítimo, rodoviário ou ferroviário. Qual será que o melhor modal de transporte para a logística dos seus produtos? Se você ainda não tem a resposta, saiba que está tudo bem – desde que tenha ao lado uma empresa parceira que vai te ajudar a encontrar a resposta.

É importante saber que cada opção tem as suas características, sejam positivas ou negativas. O que envolve custos, prazos de entrega e as acomodações. O analista ou gestor logístico fica responsável por avaliar as opções viáveis que vão trazer mais vantagens para o negócio.

3 – Analisar os melhores fornecedores

O atraso na entrega de mercadorias é um dos principais entraves que as empresas enfrentam no comércio internacional. O que pode acontecer por diversos motivos, como acidentes no trajeto, fiscalização portuária lenta ou a falta de documentação, por exemplo.

Sabendo disso, analisar o comportamento de cada um dos fornecedores se faz necessário para evitar as possíveis dores de cabeça – mesmo quando os imprevistos acontecerem. Esse estudo vai garantir o fluxo contínuo e o bom relacionamento entre os envolvidos.

4 – Considerar o papel da tecnologia

As novas tecnologias criam soluções rápidas e eficientes para o comércio internacional, gerando a diminuição de custos e promovendo o crescimento sustentável da atividade. E são vários os exemplos disso, como a Inteligência Artificial (IA).

Ela atua com a mudança de comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais centrados na internet e nas ferramentas digitais. Assim, a IA coloca as empresas ao alcance das preferências e tendências desse novo consumo mundial.

5 – Fazer uma parceria logística inteligente

A boa gestão da logística internacional também passa por ter ao lado uma parceria de negócios que auxilie no transporte de cargas, visando a otimização de custos e os melhores resultados financeiros.

O que também tem a ver com encontrar as melhores oportunidades e rotas estratégicas para os seus objetivos. A Windlog é uma parceira com soluções completas de importação e exportação em todos os modais, oferecendo atendimento ágil e personalizado.

6 – Negociar as melhores condições de frete

Um dos papéis dessas parcerias está em entender os tipos de frete para escolher os melhores entre eles. Até mesmo porque a negociação dessa taxa é fundamental para que se chegue a um preço final que seja justo para o cliente e aumente a margem de lucro do seu negócio.

Nessa hora, vale a pena lembrar de que muitas mercadorias exigem a contratação do seguro de cargas, que serve para proteção dos sinistros. Assim, pode ser uma exigência do comprador ou até mesmo uma oferta do vendedor.

7 – Monitorar o transporte dos produtos

O monitoramento de cargas é um dos efeitos positivos trazidos pela tecnologia e cabe ao profissional saber o que cada status vai indicar sobre os produtos. Isso permite ter tempo hábil para pensar em decisões ou criar ações que sejam mais eficientes – tudo em tempo real.

Atualmente, há ferramentas que permitem que os clientes também façam esse rastreamento da sua compra; de modo que o negócio se torne mais transparente e confiável para todos. É uma dica valiosa para ter uma gestão que vise o bom relacionamento com o consumidor.

8 – Saber usar os dados a seu favor

Agora vem a questão numérica, ou melhor, a análise dos números/dados. Todas as etapas logísticas são integradas, ao passo que olhar a operação de forma geral é mais uma das dicas para ter sucesso na vida de quem atua com a logística internacional.

Essa visão global dará mais chances de assertos em tomadas de decisões futuras. Veja: se por um lado é importante conhecer os modais; por outro, também é necessário entender sobre os seguros de cargas, que possuem peso no orçamento final do transporte.

Um jeito interessante avaliar os dados é usando os KPIs, indicadores de desempenho. Eles permitem compreender a operação em cada uma das suas etapas, como nos percentuais de entregas, no tempo de ciclo perdido e assim por diante.

Por que investir nessas ações da gestão da logística internacional?

Com a gestão eficiente, a empresa vai aumentar a competitividade no mercado internacional, que é bem concorrido. A partir disso, será possível assegurar a entrega dentro do prazo para o cliente, um serviço de qualidade, a lucratividade e um padrão de operações de excelência.

E pensar em cada uma das ações acima faz sentido porque o comércio internacional de mercadorias possui variáveis, como a distância geográfica e a diferença cultural. A partir da boa gestão de logística internacional dá para encontrar as melhores soluções nessas adversidades.  Gostou do conteúdo? Comente abaixo e não deixe de acompanhar outros conteúdos no blog.

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