Todas as empresas que cruzam fronteiras para enviar ou receber produtos precisam ter uma visão estratégica para vencer os desafios. Neste conteúdo, você vai descobrir o que é preciso para ter sucesso na gestão da logística internacional.
As boas práticas listadas abaixo são importantes para se destacar frente à concorrência a partir da evolução dos processos, do uso de inovações tecnológicas e da tomada de decisão focada em dados e números reais.
Portanto, se a sua atual função é a de lidar com as variações do mercado internacional, os imprevistos de embarques e as questões burocráticas em operações logísticas, saiba que este texto foi pensado em você.
E antes de citarmos as boas práticas, relembre o que é gestão da logística internacional e a importância do tema.
O que é a gestão da logística internacional
A gestão da logística internacional envolve processos que organizam e otimizam o fluxo de produtos de um país para outro. O principal objetivo é o de fazer com que as mercadorias cheguem em seus destinos da melhor forma, sem atrasos e/ou avarias.
Um dos desafios está no fato de que esse conceito internacional considera as questões alfandegárias e aduaneiras; que passa pelas legislações e regras vigentes no comércio exterior. Quem está por trás disso precisa garantir a eficiência logística em todas as etapas.
Então, pode ser que você tenha a seguinte pergunta: o que faz um profissional da logística internacional? Quando pensamos em um profissional com cargo de analista ou gestor, por exemplo, podemos considerar várias funções que vão ser fundamentais nas operações:
- O planejamento logístico,
- A padronização das operações,
- A realização de transações comerciais,
- A redução de custos,
- A garantia da satisfação do cliente,
- O bom relacionamento com fornecedores,
- O alcance de metas estipuladas.
Esses são apenas exemplos de tudo o que o profissional de logística internacional pode fazer em uma companhia – de pequeno até de grande porte. E para chegar nos resultados de forma positiva, temos uma dica: praticar as ações que levam a uma gestão de sucesso – as quais você vai conhecer abaixo.
As melhores práticas da gestão da logística internacional
A logística é uma área inteiramente ligada à estratégia de vendas de uma empresa; o que quer dizer que o sucesso dela também indica o sucesso das atividades internacionais. As boas práticas abaixo permitem levar a sua empresa a esse patamar, do sucesso internacional.
1 – Conhecer muito bem o mercado de atuação
Nos últimos anos foi possível notar que nem sempre dá para prever a demanda ou os desafios que serão enfrentados pela logística mundial. Se no comércio doméstico esse feito já é complicado, imagine só quando as transações envolvem países.
Por isso, um estudo prévio avalia os mercados e as suas expectativas, de modo a entender como as imprevisibilidades podem acontecer. Um bom direcionamento é se manter atualizado sobre as regulamentações internacionais, especialmente, requisitos e procedimentos.
2 – Escolher o melhor modal de transporte
Aéreo, marítimo, rodoviário ou ferroviário. Qual será que o melhor modal de transporte para a logística dos seus produtos? Se você ainda não tem a resposta, saiba que está tudo bem – desde que tenha ao lado uma empresa parceira que vai te ajudar a encontrar a resposta.
É importante saber que cada opção tem as suas características, sejam positivas ou negativas. O que envolve custos, prazos de entrega e as acomodações. O analista ou gestor logístico fica responsável por avaliar as opções viáveis que vão trazer mais vantagens para o negócio.
3 – Analisar os melhores fornecedores
O atraso na entrega de mercadorias é um dos principais entraves que as empresas enfrentam no comércio internacional. O que pode acontecer por diversos motivos, como acidentes no trajeto, fiscalização portuária lenta ou a falta de documentação, por exemplo.
Sabendo disso, analisar o comportamento de cada um dos fornecedores se faz necessário para evitar as possíveis dores de cabeça – mesmo quando os imprevistos acontecerem. Esse estudo vai garantir o fluxo contínuo e o bom relacionamento entre os envolvidos.
4 – Considerar o papel da tecnologia
As novas tecnologias criam soluções rápidas e eficientes para o comércio internacional, gerando a diminuição de custos e promovendo o crescimento sustentável da atividade. E são vários os exemplos disso, como a Inteligência Artificial (IA).
Ela atua com a mudança de comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais centrados na internet e nas ferramentas digitais. Assim, a IA coloca as empresas ao alcance das preferências e tendências desse novo consumo mundial.
5 – Fazer uma parceria logística inteligente
A boa gestão da logística internacional também passa por ter ao lado uma parceria de negócios que auxilie no transporte de cargas, visando a otimização de custos e os melhores resultados financeiros.
O que também tem a ver com encontrar as melhores oportunidades e rotas estratégicas para os seus objetivos. A Windlog é uma parceira com soluções completas de importação e exportação em todos os modais, oferecendo atendimento ágil e personalizado.
6 – Negociar as melhores condições de frete
Um dos papéis dessas parcerias está em entender os tipos de frete para escolher os melhores entre eles. Até mesmo porque a negociação dessa taxa é fundamental para que se chegue a um preço final que seja justo para o cliente e aumente a margem de lucro do seu negócio.
Nessa hora, vale a pena lembrar de que muitas mercadorias exigem a contratação do seguro de cargas, que serve para proteção dos sinistros. Assim, pode ser uma exigência do comprador ou até mesmo uma oferta do vendedor.
7 – Monitorar o transporte dos produtos
O monitoramento de cargas é um dos efeitos positivos trazidos pela tecnologia e cabe ao profissional saber o que cada status vai indicar sobre os produtos. Isso permite ter tempo hábil para pensar em decisões ou criar ações que sejam mais eficientes – tudo em tempo real.
Atualmente, há ferramentas que permitem que os clientes também façam esse rastreamento da sua compra; de modo que o negócio se torne mais transparente e confiável para todos. É uma dica valiosa para ter uma gestão que vise o bom relacionamento com o consumidor.
8 – Saber usar os dados a seu favor
Agora vem a questão numérica, ou melhor, a análise dos números/dados. Todas as etapas logísticas são integradas, ao passo que olhar a operação de forma geral é mais uma das dicas para ter sucesso na vida de quem atua com a logística internacional.
Essa visão global dará mais chances de assertos em tomadas de decisões futuras. Veja: se por um lado é importante conhecer os modais; por outro, também é necessário entender sobre os seguros de cargas, que possuem peso no orçamento final do transporte.
Um jeito interessante avaliar os dados é usando os KPIs, indicadores de desempenho. Eles permitem compreender a operação em cada uma das suas etapas, como nos percentuais de entregas, no tempo de ciclo perdido e assim por diante.
Por que investir nessas ações da gestão da logística internacional?
Com a gestão eficiente, a empresa vai aumentar a competitividade no mercado internacional, que é bem concorrido. A partir disso, será possível assegurar a entrega dentro do prazo para o cliente, um serviço de qualidade, a lucratividade e um padrão de operações de excelência.
E pensar em cada uma das ações acima faz sentido porque o comércio internacional de mercadorias possui variáveis, como a distância geográfica e a diferença cultural. A partir da boa gestão de logística internacional dá para encontrar as melhores soluções nessas adversidades. Gostou do conteúdo? Comente abaixo e não deixe de acompanhar outros conteúdos no blog.