Compensação de carbono: entenda o cenário no exterior

A compensação de carbono é uma ferramenta estratégica para as empresas que atuam no comércio exterior. Indica a responsabilidade sobre emissões de poluentes, assim como comprova o interesse em contribuir na redução desse impacto.

O crédito de carbono é uma das sugestões que mais colaboram com a melhora da imagem do negócio, fortalecendo parcerias e abrindo novas oportunidades no mercado. Portanto, é fundamental para as empresas que querem se posicionar como líderes em sustentabilidade.

Continue lendo para saber o conceito e como aplicar a estratégia!

O que é compensação de carbono?

O que é compensação de carbono?

Os gases do efeito estufa (GEE) são poluentes que impactam diretamente na sustentabilidade do Planeta Terra. O problema é que praticamente todos os produtos e atividades fazem a emissão deles na atmosfera em alguma etapa das suas operações. Entre as consequências:

  • Aumento da temperatura na Terra;
  • Derretimento das geleiras, logo, aumento do volume dos oceanos;
  • Alteração química no Planeta;
  • Extinção e migração de espécies, etc.


Esses são apenas exemplos das circunstâncias negativas que acontecem ao meio ambiente. De modo que vários inventários e pesquisas têm sido feitas visando mensurar o tamanho desse impacto. E acredite: os resultados assustam!

Assustam ainda mais quando mostram a impossibilidade de algumas atividades em reduzir as emissões em sua totalidade ou rapidamente.

É daí que vem uma das alternativas para solucionar o problema: a compensação de carbono. A ideia é descarbonizar a economia. Ou seja, diminuir os impactos causados pela emissão dos poluentes, como o aumento da temperatura média do Planeta, por exemplo.

A estratégia mundial surgiu na década de 1990 e ganha força a cada novo dia em defesa das causas ambientais. A ação de reduzir e neutralizar os gases é considerada eficiente. Por isso, tem sido adotada por todas as empresas que se preocupam com o bem-estar do Planeta.

Entre os principais benefícios:

  • Contribui na redução dos gases poluentes e combate ao aquecimento global;
  • Incentiva o desenvolvimento sustentável com práticas sustentáveis e renda;
  • Melhora a imagem das empresas, demonstrando compromisso com a comunidade.


Para
importadores e exportadores, a compensação de carbono pode ser vista como uma ferramenta que fortalece os negócios, com possibilidade de atrair novos clientes. Quando as iniciativas são transparentes, melhora muito a comunicação com os stakeholders, por exemplo.

Compensação, pegada ou crédito de carbono?

Esse tópico será breve e é para esclarecer dúvidas sobre os conceitos. Apesar de fazerem parte de um mesmo contexto, eles podem ter significados diferentes, como veremos agora.

  • Compensação de carbono: é a principal estratégia para neutralizar as emissões de poluentes, principalmente os gases de efeito estufa, que não podem ser evitados;
  • Pegada de carbono: medida que mensura a quantidade de gases de efeito estufa emitidos na atmosfera, expressa em toneladas por equivalente (tCO2eq);
  • Crédito de carbono: é um instrumento financeiro que representa a redução dos poluentes ou a remoção da atmosfera, criando o efeito-inverso da emissão.


Portanto, o assunto deste conteúdo (compensação de carbono) é falar da estratégia. De modo que a medida (pegada de carbono) é importante para dar início ao processo, como um primeiro passo. E o crédito de carbono é uma das soluções para muitas empresas.

Como funciona essa estratégia sustentável?

Dada a importância, é importante observarmos como as organizações têm realizado essa estratégia. Ainda que não exista uma regra única, há recomendações para criar um processo que torne as atividades mais renováveis em todas as indústrias. Confira!

  • Medição: primeiro, é preciso saber os dados reais das emissões. Com isso, cria-se metas, avaliando os resultados das ações de maneira mais adequada.
  • Redução: depois, buscam-se as melhores soluções para cada situação. Há muita tecnologia e alternativa disponível para diminuir os impactos ao meio ambiente.
  • Parceria: em um terceiro momento, é interessante buscar por parceiros, que possam engajar as ações da sua empresa de modo muito mais eficiente.
  • Compensação: por fim, a compensação de carbono. A prática deve causar o impacto inverso ao meio ambiente, sequestrando carbono e gerando créditos.


É interessante lembrar que a compensação não deve ser considerada a última etapa do ciclo. Ao contrário, é recomendado que as instituições continuem se empenhando nessas ações, o que pode acontecer com o monitoramento e avaliações constantes do impacto nos projetos.

>> Está gostando desse conteúdo? Assine a nossa newsletter e receba mensalmente um boletim no seu e-mail com os nossos principais conteúdos publicados. Assine, é gratuito!

Como compensar a pegada de carbono?

Como compensar a pegada de carbono?

Vamos a um exemplo de como compensar a pegada de carbono. O plantio de novas árvores é um dos melhores. Isso porque essa ação permite aquele processo natural de “resgate” de carbono da atmosfera. Conforme o Instituto Brasileiro de Florestas:

A cada 7 árvores plantadas, é possível sequestrar 1 tonelada de carbono nos seus primeiros 20 anos de idade”.

Os créditos de carbono também são interessantes. Basicamente, são projetos de geração de energia a partir da biomassa. Ou pode ser, também, investimentos no desmatamento, como o REDD +. O Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia explica o termo:

“Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal é um conceito criado entre brasileiros e americanos”.

Outra solução na logística internacional é a contratação de transportes que usam o biocombustível, produzidos com matérias-primas renováveis. Em 2017 nasceu a Renova Bio (Política Nacional de Biocombustíveis) para promover o assunto. Entre as metas da Política:

Redução da emissão de gases causadores do efeito estufa, certificação da produção de biocombustíveis e o crédito de descarbonização”.

Ou seja, são várias as formas de compensar o carbono e contribuir para um mundo mais sustentável. Na Windlog, oferecemos um serviço que destaca a sua empresa nesse assunto, é o ECO freight, que você conhecerá abaixo.

Windlog oferece serviço de compensação de carbono!

Se a sua empresa também se desafia com a implementação de práticas sustentáveis na política institucional, considere o ECO freight como uma ótima solução para importadores e exportadores.

Por um lado, sabemos que praticamente nenhuma atividade está totalmente livre da emissão dos gases de efeito estufa. Por outro, ter os dados reais sobre esse impacto ambiental durante o transporte internacional se torna um excelente primeiro passo para decisões mais assertivas.

Esse serviço da Windlog oferece para as empresas que lidam com o transporte internacional:

  • Relatório de emissão de CO2 equivalente por embarque;
  • Compensação de CO2 equivalente com a compra de créditos;
  • Contratação de alguns tipos de fretes com biocombustível.


Dessa forma, o principal objetivo é o de reduzir as emissões de gases relacionadas ao transporte de produtos entre países. O que acontece desde a redução direta com práticas operacionais sustentáveis até o uso de biocombustíveis que reduzem o CO2 em até 80%, por exemplo.

Interessante, não é mesmo? Conheça um pouco mais do ECO freight e assuma o compromisso de minimizar o impacto ambiental na sua empresa por meio de medidas que tornam o transporte de mercadorias internacional mais sustentável:

>> Conhecer mais do ECO freight da Windlog!

Faça a sua busca
Categorias

Assine a nossa Newsletter

Ao informar seus dados, você aceita receber comunicações e concorda com a Política de Privacidade.