Saiba como superar as variações do mercado internacional nesses 6 insights

As variações do mercado internacional acontecem de forma constante. O que quer dizer que somente as empresas mais bem-preparadas conseguem encontrar as melhores soluções para esses novos desafios que surgem quase que diariamente.

Uma forma objetiva de estar bem-preparado é pensar em uma gestão eficiente. Nos próximos tópicos, confira seis insights que vão te auxiliar a tomar decisões “fora da caixa”, que vão além da teoria do que é o processo de importação e exportação.

1 – Planejamento e organização

O mercado internacional não é estático. Nunca. Esse simples fato torna necessário que as empresas que atuam nele tenham um bom planejamento e muita organização. E isso não é sobre prever as variações que podem acontecer, mas sobre estar apto a se adaptar a elas.

Responda: como é a gestão de suprimentos da sua empresa?

O ideal é que se conheça cada uma das etapas de todo o processo, da compra de matéria-prima até a entrega da mercadoria. O principal objetivo de focar nessa estratégia é superar os gargalos que podem acontecer em qualquer momento, de modo eficiente.

Então, o que é preciso planejar? Tudo. Dos meios de transportes a serem usados até os custos que as viagens podem representar. E passando por temas como embalagem, colaboradores, condições climáticas, documentação, desembaraços aduaneiros e assim por diante.

2 – Redução de custos

Ao reduzir os custos sem abdicar da eficiência dos processos, os gerentes podem chegar a um objetivo muito importante para toda empresa: não perder espaço no mercado. Isso porque o que mais acontece quando há uma variação no mercado internacional é o aumento de custos.

Mas, como reduzir custos quando a tendência é que aconteça justamente o oposto? Uma das respostas pode vir da tecnologia, que auxilia de várias formas, como na hora de agilizar as ações estratégicas, deixando os processos analógicos e manuais para trás.

Você quer um exemplo prático, não é?

Pense no uso de recursos digitais que permitem o monitoramento online de cargas e que acontece em tempo real, também. Para todo cliente, a chance de rastrear o pedido realizado é algo valioso e que não precisa custar caro para as empresas.

O bom gerente vai ver outra vantagem nesse tipo de serviço de follow-up: a possibilidade de se prevenir ou contornar rapidamente os possíveis imprevistos que podem surgir, como extravios ou roubos de cargas. Logo, a tecnologia ajuda na redução de custos.

3 – Integração dos setores

As variações do mercado internacional exigem que as empresas que atuam no setor logístico tenham equipes capacitadas. Aliás, mais do que isso, especializadas em resolver problemas, inclusive, esses que podem custar muito caro para os envolvidos.

Qual é a saída?

Uma boa ideia é a de investir constantemente em capacitação de equipes. Os treinamentos internos podem ser pautados em diversos assuntos que tenham ligação com essas mudanças de mercado. Por exemplo, incoterms, carta de crédito, seguros, cargas e muito mais.

Quando a equipe logística tem mais conhecimento e habilidades aprimoradas, ela pode assumir novas responsabilidades também; o que significa um passo importante na estratégia de negócios. Para isso, é fundamental acompanhar tendências e inovações.

Neste tópico, a dica é: evite o erro de achar que cada setor da sua organização é independente. Ainda que possam atuar de maneiras únicas, eles são interligados; o que vale para logística, finanças, estoque e tantos outros. As decisões não devem ser isoladas.

4 – Fidelização de clientes

Outro insight que faz muito sentido para quem está em busca de estratégias para vencer o desafio da variação do mercado é sobre investir na fidelização dos clientes – e não apenas na prospecção deles. Uma das formas de fazer isso é oferecer um ótimo padrão de qualidade no atendimento e na operação.

Também tem um exemplo real disso.

A experiência do consumidor (UX) entra como fator decisivo nessa hora, da fidelização. Você sabe o que ele quer: que o seu produto chegue rapidamente e sem avarias. Esse é o acordo. Se qualquer coisa muda a partir disso, ele ficará frustrado, o que é um grande problema.

Por isso, é tão importante fazer aquele follow-up da logística: permite tomar decisões assertivas e rápidas se alguma intercorrência acontecer no meio do caminho. Até porque fidelizar clientes é bem mais barato do que conseguir um novo cliente.

5 – Negociação internacional

A verdade é que não dá para falar das variações do mercado internacional sem mencionar as negociações, que podem ser feitas por empresas parceiras do seu negócio. Esse ponto é bem interessante porque muitos profissionais avaliam apenas o preço, o que é um grande erro.

Para vencer as mudanças que acontecem, as empresas devem ter estudos que considerem valores, assim como o tipo de produto, o fornecedor, o modal, o tempo de entrega e tantos outros fatores decisivos para que se mantenha a qualidade do serviço prestado.

O assunto é complexo porque, considerando ser um negócio entre países, há diferenças culturais e envolvem leis. Nesse momento, vale a pena considerar os objetivos de ambos os lados, isto é, de importador e exportador.

Inclusive, temos um exemplo prático: o desembaraço aduaneiro.

O profissional credenciado deve fazer esse tipo de operação, com os documentos envolvidos. Há uma seleção que é randômica na fiscalização. Logo, a carga pode cair no canal verde assim como no amarelo, vermelho ou cinza, o que pode indicar um tempo mais longo na entrega.

6 – Gestão logística eficiente

Por fim, ao unir cada um desses “cuidados” essenciais para superar as variações do mercado internacional, podemos considerar o papel do gerente como importantíssimo no sucesso do negócio. É preciso ser rápido e eficiente, o que vai de encontro com a UX do seu cliente.

Mas, como ter uma gestão rápida e eficiente?

Já falamos disso anteriormente. No entanto, vamos relembrar algumas das melhores práticas para se chegar nesse objetivo: conhecer o mercado, escolher o modal de transporte correto, analisar os fornecedores, usar tecnologia e negociar o frete.

E, novamente falando sobre o acompanhamento da entrega, considere esse serviço como fundamental para ter um controle geral de tudo o que está acontecendo. O gerente pode se apoiar nessa visão geral para ter condições mais reais de tomar decisões mais assertivas.

E continue acompanhando as tendências do mercado

A conta é simples: quanto mais atento as notícias e tendências, mais chances os gerentes têm de encontrar soluções para os principais entraves, desafios e variações do mercado. Por isso, o nosso convite é que você leia o nosso blog de maneira constante. As publicações são semanais baseadas nas principais trends e dúvidas dos profissionais da logística internacional.

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