5 desafios do supply chain no comércio exterior que todo gerente precisa superar

O supply chain no comércio exterior é responsável por toda a cadeia de um produto. Logo, esse caminho vai da produção até o transporte. Em cada etapa desse processo, existem os desafios a serem superados pelos gerentes da área.

Mas, quais são os principais? 

Avaliando toda a integração, dos recursos humanos até as compras, listamos os 5 que mais podem trazer resultados positivos para a sua empresa, quando deixam de ser um entrave. Especialmente, no que diz respeito ao aumento da competitividade.

O que é o supply chain no comércio exterior

O termo supply chain indica “cadeia de suprimentos”. Ou seja, tem a ver com o percurso que uma mercadoria faz em todo processo de importação ou de exportação.

De maneira resumida, considere que essa trajetória se inicia com a matéria-prima e passa pela compra de insumos, armazenamento, embalagem, logística e a venda, que é quando o produto chega ao consumidor final.

No Comércio Exterior (Comex), o supply chain permite as tomadas de decisões mais assertivas a partir de diversas ferramentas e estratégicas, como em um monitoramento real do processo. 

Essa visão mais realista de cada uma das etapas permite uma rápida solução para os imprevistos, além de outras vantagens.

O supply chain e a logística

É comum que os dois termos se confundam dentro de empresas que importam ou exportam produtos. Ainda que complementares, são conceitos diferentes.

  • A logística à etapa do transporte e do armazenamento
  • A cadeia de suprimentos envolve todo processo, inclusive, a logística

Se é possível organizar todo o fluxo de uma mercadoria, então, vale a pena se atentar às formas de fazer isso para que se consiga reduzir custos, otimizar processos, melhorar entregas e muito mais. 

Por isso, cada vez mais os gerentes e gestores estudam as melhores técnicas para vencer os desafios do supply chain.

Como funciona o supply chain no comércio exterior

O supply chain no comércio exterior é responsável pela distribuição dos produtos e serviços em várias etapas da cadeia de suprimentos, garantindo a entrega ao consumidor final de maneira rápida e econômica. 

É uma área importante para quem quer vender ou comprar pensando no custo-benefício, isto é, na agilidade da entrega sem que se perca a qualidade do trabalho.

O profissional por trás dessa função se torna responsável por gerenciar todos os gargalos que existem nessa área na busca pela redução de custos e pelo timing perfeito. Isso do ponto de vista operacional, físico e documental.

O supply chain no Comex está ligado ao sucesso da operação quando traz eficiência para a operação, ainda que ela possa ser bem complexa.

Um grande quebra-cabeça

Para entender na prática como é o supply chain no comércio exterior, pense em um grande quebra-cabeça, onde cada parte (etapa) precisa se ligar a outra para que se alcance o resultado (processo).

Mas, qual é a recompensa de se investir no supply chain? 

No quebra-cabeça, o objetivo é encaixar todas as peças para ter a visão geral da imagem que se formará. No Comex, ao sincronizar as etapas da cadeia, a sua empresa se torna mais competitiva em um mercado concorrido.

Os principais desafios do supply chain no Comércio Exterior

O supply chain tem muitas barreiras que precisam ser superadas pelos gerentes das empresas que importam e/ou exportam. Até porque qualquer relação entre países é complexa, envolvendo leis, infraestrutura, documentos e muito mais. 

Confira alguns dos desafios.

1 – Burocracias

Sem dúvidas, esse é um dos maiores entraves do supply chain no comércio exterior porque as regulamentações diferem entre um país e outro. Estamos diante de licenças, procedimentos, documentos, taxas, prazos e assim por diante.

A complexidade que existe em cada um desses fatores faz com que o gerente precise ter um ótimo planejamento. Um exemplo é a complicação no desembaraço aduaneiro, que pode travar por conta dos sistemas diferentes de cada país – mesmo que existam blocos econômicos.

2 – Especialidade

O mercado logístico sofre com a falta de mão de obra qualificada. Tanto é que durante a pandemia, enquanto muitas empresas faziam os layoffs (demissões em massa), o setor de logística estava em busca desses especialistas.

Quem ocupa cargos de gestão precisa ter essa informação, o que pode afetar muito o processo. A pergunta é: como atrair os talentos do mercado de trabalho? Contar com parceiros especializados pode ser uma saída, assim como capacitar o seu time.

3 – Infraestrutura

O Brasil é um país que sofre com a infraestrutura, o que é um desafio muito grande para quem precisa enviar ou receber produtos para outras nações. Isso não tem a ver apenas com estradas ruins, mas com roubos e outros temas que aumentam o custo logístico.

Aí vem uma das questões a serem abordadas: qual é o tipo de seguro de carga ideal para a sua empresa? Prêmios, apólices e documentos é assunto que precisa ser pautado desde cedo para que se tenha uma gestão eficiente em toda a cadeia de suprimentos.

4 – Sustentabilidade

Esse é um desafio comum todo supply chain, isto é, de qualquer área ou mercado. Tanto é verdade que você já deve ter ouvido falar, mais do que uma vez, sobre ESG, certo? A sigla tem a ver com questões de governança e sustentabilidade, que precisam estar no seu trabalho.

Infelizmente, ainda não se tem uma fonte de energia renovável que seja tão eficaz e disponível como os combustíveis fósseis. Só que o ESG não é apenas sobre combustíveis. Para cada etapa da cadeia é possível pensar em soluções que façam sentido para o Planeta.

5 – Previsão

Organização, planejamento e controle. Podemos pontuar que essas características são necessárias para que se tenha sucesso com a supply chain no comércio exterior. Mas, como navegar nesse mar de incertezas, com tantas mudanças?

Uma resposta vem da tecnologia. Por softwares de gestão dá para obter dados confiáveis e tomar decisões cada vez mais assertivas. O serviço de follow-up na logística internacional é um ótimo exemplo disso.

A Windlog como parceira estratégica do SCM

O SCM é o Supply Chain Management. Isto é, a Gestão da Cadeia de Suprimentos. É a partir desse setor que se torna possível criar mecanismos para otimizar o processo. Afinal, como a sua cadeia será monitorada? É importante ter a resposta para tomar decisões rápidas.

Quanto mais se pode acompanhar, de perto, cada etapa desse trajeto, então, mais chances de se prevenir de erros e vencer desafios que vão além da logística internacional, envolvendo documentos também.

Mais do que fazer com que tudo aconteça da forma correta, o SCM é fundamental para gerir os processos de importação e exportação de modo a garantir um bom desempenho até mesmo quando os imprevistos acontecem – independente da etapa que ele está.

Conheça um pouco mais da Windlog

A Windlog tem soluções completas para importação e exportação em todos os modais. Um dos diferenciais é o atendimento personalizado e rápido para vencer qualquer desafio que surgir, o que, consequentemente, traz vantagens para a área de supply chain da empresa.

Uma parceira estratégica. É assim que a Windlog é vista pelos seus clientes que precisam tratar de assuntos como o desembaraço aduaneiro ou que contam com o serviço de assessoria/consultoria para atuarem com sucesso no Comex.

Ao se ter uma visibilidade em tempo real dos embarques, alertas sobre as atualizações, redução de custos e gerenciamento de riscos é possível vencer os desafios mencionados acima – e muitos outros. 

A Windlog é importante para quem quer otimizar atividades diárias, ter um planejamento estratégico na área de supply chain e aumentar a competitividade.Ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre os nossos serviços, não é? Então, nos deixe uma mensagem que entraremos em contato em breve.

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