Os processos logísticos sofreram modificações no decorrer dos anos, principalmente com o avanço da tecnologia.
A logística de uma empresa, mais do que nunca, está pautada na agilidade do transporte e no custo reduzido da operação, além do foco na qualidade do processo. Por isso, e até para se adaptar às novas demandas, a logística integrada ganha cada vez mais espaço.
Neste texto, vamos explicar tudo sobre essa estratégia e como sua empresa pode se beneficiar dela!
O que é logística integrada?
Com a ajuda da tecnologia e da informatização, a logística integrada faz a interação entre todos os processos da cadeia de suprimentos.
Para que fique mais claro, a cadeia de suprimentos é tudo que envolve o processo do produto. Essa cadeia é formada por fornecedores, fabricantes, distribuidores, galpões, varejistas e consumidores.
A empresa, com isso, tem um gerenciamento efetivo e mais amplo de todas as etapas da cadeia produtiva, assim como, insights e feedbacks.
Com a ajuda da tecnologia, a empresa consegue acompanhar as etapas, coletar dados, se organizar e armazenar para uma melhor tomada de decisão estratégica, e caso necessário, reformular demandas, tornando tudo mais eficiente.
Qual a importância desse tipo de logística?
Com o mercado cada vez mais competitivo, sai na frente a empresa que entregar o produto com maior agilidade e menor preço. A logística integrada permite à empresa ter a visão e o controle de tudo.
Neste processo, uma empresa de logística pode contar com o trabalho de outras em diversos setores, como, por exemplo, uma empresa voltada somente para o transporte.
O transporte pode ser rodoviário, aéreo ou marítimo. E se a intenção da empresa é exportar o seu produto, precisará contar com um serviço eficiente em frete internacional, processo de liberação aduaneira, entre outros serviços.
É importante que a empresa contratada para o serviço tenha um acompanhamento (follow-up) ágil e personalizado e, com isso, o controle e a supervisão de todo o procedimento do embarque até o destino da carga.
Entenda como operações door-to-door podem contribuir para o processo de logística integrada
Toda vez que é preciso fazer o deslocamento de alguma carga é feito um estudo logística para determinar as opções que melhor atendem a demanda do importador/exportador. Nesta análise sempre entra em pauta o serviço door-to-door.
Essa logística é, literalmente, feita de porta a porta, sendo uma forma ágil de transporte na hora de importar ou exportar um produto. Ela pode ser uma estratégia muito certeira na logística integrada, diminuindo gastos e fazendo o transporte fluir facilmente.
Por isso, nesta operação, todas as movimentações da carga são coordenadas por um único operador logístico, desde a saída da sede do exportador, até a chegada ao importador.
Para dar um exemplo, imagine que uma empresa brasileira vende produtos para a China sendo preciso fazer esse transporte. A empresa vendedora pode contratar um operador logístico, mais conhecido como agente de carga, para fazer a operação door-to-door.
A empresa de logística poderá oferecer o serviço do frete internacional, seguro internacional, desembaraço aduaneiro, a armazenagem do produto, caso necessário, e até o frete rodoviário dentro do país.
Com isso, a empresa que contrata esse serviço vai terceirizar toda logística internacional e nacional, ficando com a contratada a responsabilidade de elaborar o planejamento logístico e coordenar o embarque da carga da origem ao destino.
Por isso, as empresas conseguem se beneficiar dessa estratégia moderna e atualizada das seguintes maneiras:
- Agilidade no transporte: A logística é ágil porque o transporte é feito ou planejado por um único operador logístico.
- Simplificação dos processos: O fato de gerenciar todos os processos logísticos de maneira integrada simplifica a operação, evitando falhas, retrabalho da equipe e desperdício de tempo.
- Redução de custos: O planejamento operacional da logística reduz os custos. A logística integrada diminui falhas e inconsistência no processo, fazendo a empresa ser mais competitiva.
- Segurança da carga: Com a tecnologia é possível fazer o rastreamento da carga e isso traz segurança em relação a roubos, por exemplo.
- Lucratividade: Apostando na logística integrada, as empresas melhoram a estratégia mercadológica, diminuindo custos operacionais, e com isso, aumentando a lucratividade.
A Windlog tem mais de 40 anos de know-how e é a escolha ideal para etapas da logística integrada, como o transporte e seguro internacional, nacionalização da carga e armazenamento.
A empresa é referência ao oferecer soluções logísticas completas e integradas, como agenciamento internacional de cargas, assessoria aduaneira e consultoria tributária, fazendo o planejamento e a análise de toda a demanda logística, com a execução no processo door-to-door.
Se você busca uma empresa de logística para importação ou exportação, entre em contato conosco, vamos te ajudar nesta missão: CLIQUE AQUI!