logo

1 de outubro de 2021

Logística Integrada: você conhece essa estratégia?

Marca

1 de outubro de 2021

Logística Integrada: você conhece essa estratégia?

Os processos logísticos sofreram modificações no decorrer dos anos, principalmente com o avanço da tecnologia. 

A logística de uma empresa, mais do que nunca, está pautada na agilidade do transporte e no custo reduzido da operação, além do foco na qualidade do processo. Por isso, e até para se adaptar às novas demandas, a logística integrada ganha cada vez mais espaço. 

Neste texto, vamos explicar tudo sobre essa estratégia e como sua empresa pode se beneficiar dela! 

O que é logística integrada?

Com a ajuda da tecnologia e da informatização, a logística integrada faz a interação entre todos os processos da cadeia de suprimentos. 

Para que fique mais claro, a cadeia de suprimentos é tudo que envolve o processo do produto. Essa cadeia é formada por fornecedores, fabricantes, distribuidores, galpões, varejistas e consumidores.

A empresa, com isso, tem um gerenciamento efetivo e mais amplo de todas as etapas da cadeia produtiva, assim como, insights e feedbacks. 

Com a ajuda da tecnologia, a empresa consegue acompanhar as etapas, coletar dados, se organizar e armazenar para uma melhor tomada de decisão estratégica, e caso necessário, reformular demandas, tornando tudo mais eficiente. 

Qual a importância desse tipo de logística? 

Com o mercado cada vez mais competitivo, sai na frente a empresa que entregar o produto com maior agilidade e menor preço. A logística integrada permite à empresa ter a visão e o controle de tudo. 

Neste processo, uma empresa de logística pode contar com o trabalho de outras em diversos setores, como, por exemplo, uma empresa voltada somente para o transporte.

O transporte pode ser rodoviário, aéreo ou marítimo. E se a intenção da empresa é exportar o seu produto, precisará contar com um serviço eficiente em frete internacional, processo de liberação aduaneira, entre outros serviços. 

É importante que a empresa contratada para o serviço tenha um acompanhamento (follow-up) ágil e personalizado e, com isso, o controle e a supervisão de todo o procedimento do embarque até o destino da carga. 

Entenda como operações door-to-door podem contribuir para o processo de logística integrada 

Toda vez que é preciso fazer o deslocamento de alguma carga é feito um estudo logística para determinar as opções que melhor atendem a demanda do importador/exportador. Nesta análise sempre entra em pauta o serviço door-to-door. 

Essa logística é, literalmente, feita de porta a porta, sendo uma forma ágil de transporte na hora de importar ou exportar um produto. Ela pode ser uma estratégia muito certeira na logística integrada, diminuindo gastos e fazendo o transporte fluir facilmente.

Por isso, nesta operação, todas as movimentações da carga são coordenadas por um único operador logístico, desde a saída da sede do exportador, até a chegada ao importador. 

Para dar um exemplo, imagine que uma empresa brasileira vende produtos para a China sendo preciso fazer esse transporte. A empresa vendedora pode contratar um operador logístico, mais conhecido como agente de carga, para fazer a operação door-to-door. 

A empresa de logística poderá oferecer o serviço do frete internacional, seguro internacional, desembaraço aduaneiro, a armazenagem do produto, caso necessário, e até o frete rodoviário dentro do país. 

Com isso, a empresa que contrata esse serviço vai terceirizar toda logística internacional e nacional, ficando com a contratada a responsabilidade de elaborar o planejamento logístico e coordenar o embarque da carga da origem ao destino. 

Por isso, as empresas conseguem se beneficiar dessa estratégia moderna e atualizada das seguintes maneiras:

  • Agilidade no transporte: A logística é ágil porque o transporte é feito ou planejado por um único operador logístico. 
  • Simplificação dos processos: O fato de gerenciar todos os processos logísticos de maneira integrada simplifica a operação, evitando falhas, retrabalho da equipe e desperdício de tempo. 
  • Redução de custos: O planejamento operacional da logística reduz os custos. A logística integrada diminui falhas e inconsistência no processo, fazendo a empresa ser mais competitiva. 
  • Segurança da carga: Com a tecnologia é possível fazer o rastreamento da carga e isso traz segurança em relação a roubos, por exemplo.
  • Lucratividade: Apostando na logística integrada, as empresas melhoram a estratégia mercadológica, diminuindo custos operacionais, e com isso, aumentando a lucratividade. 

A Windlog tem mais de 40 anos de know-how e é a escolha ideal para etapas da logística integrada, como o transporte e seguro internacional, nacionalização da carga e armazenamento. 

A empresa é referência ao oferecer soluções logísticas completas e integradas, como agenciamento internacional de cargas, assessoria aduaneira e consultoria tributária, fazendo o planejamento e a análise de toda a demanda logística, com a execução no processo door-to-door. 

Se você busca uma empresa de logística para importação ou exportação, entre em contato conosco, vamos te ajudar nesta missão: CLIQUE AQUI!

marca
contato@windlog.com.br
Windlog © Copyright 2021 – Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvimento Prospecta.Digital
linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram